quarta-feira, 11 de abril de 2007

Gasolina

Ontem fui abastecer o meu carro e reparei uma coisa: o preço da gasolina aqui é muito barato. Paguei 2,69 o galão, que equivale a 5 litros. Ou seja, paguei 5,40 por 5 litros, que dá pouco mais de um real o litro, enquanto pagamos 2,60 no Brasil. Considerando que estamos em um período em que estamos avaliando os efeitos ambientais de tudo o que fazemos e que o petróleo está em direção ao final, não é a gasolina no Brasil que é cara, e sim aqui que é barata em excesso.

Ainda mais se considerarmos que todo mundo aqui tem carro grande. É muito difícil ver carros do tamanho do Corsa ou do Gol por aqui. É difícil ver nas propagandas dizerem que o carro é bom, que é econômico. Só falam que é grande, forte. Todo mundo tem picapes gigantes, que fazem 2 km por litro! Apenas mais uma das coisas em que eles tem que ser grandes. Juntando os dois, temos uma política bem interessante de estímulo à poluição. Que coisa mais burra, os caras não querem ser bons, querem ser grandes, os maiores.

Bem engraçado é que, conversando com o pessoal do trabalho, a maioria tem consciência disso, e não gosta desse tipo de mentalidade. Achei que fosse ser o contrário, que eles dessem apoio à isso. Gostaria de saber como o resto pensa, se o resto do país é assim também. O estado aonde estou é um dos que mais se preocupam com o meio ambiente. Aqui não se pode registrar carros à diesel e estão estudando uma lei para taxar carros que façam menos de 25 milhas por galão (10 km por litro, mais ou menos), bem legal.

Outra coisa engraçada é que o posto aonde fui abastecer o carro tem promoção. De segunda e terça a gasolina é 2 centavos mais barata, hahaha. Essa eu nunca vi.

Nenhum comentário: