quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Futebol, de novo

Pois é, mais um texto sobre futebol, gosto pouco do assunto. E tem um motivo legal para comentar, que foi o amistoso da Seleção ontem, contra a Itália. Engraçado, até que o Brasil tem disputado jogos com times que são bons né? Itália, Portugal.... Será que nunca mais vamos sentar o sabugo na Islândia ou times afins?

Pois bem, ao jogo. Nosso caro Dunga surpreende na escalação, colocando Felipe Melo no time titular. Ex-flamenguista, está na Europa. Joga de segundo volante. Posição que, segundo Galvão Bueno, mais equivocado impossível, era a do técnico quando jogava. Ok. E a surpresa foi grata, Felipe tem bom posicionamento, desarme bem os adversários sem dar porrada e tem bom passe, gostei. De resto, insiste com Usain Bolt na lateral direita, Adriano Cachaça no centroavante. Ah, e tem o Marcelo na lateral esquerda, bom jogador.

O time foi bem, gostei do futebol apresentado. Tomou um sufoco nos 10 primeiros minutos, mas se impôs no restante do primeiro tempo, em que fez dois gols. O mau caráter fez uma bela jogada e marcou o segundo gol do Brasil. Na segunda etapa, acho que Dunga poderia ter feito as substituições que fez com mais tempo para os atletas participarem do jogo, como Pato por exemplo, que vive bela fase na Itália. O time caiu de produção, talvez por perder um pouco a objetividade, talvez por uma marcação mais viril da Itália.

Júlio César fez bela defesa no final do jogo, garantindo a invencibilidade da balisa. Maicon mostra mais do que nunca que o titular da direita tem de ser Daniel Alves, que fica no banco. Marcelo vai ganhando a vaga como lateral esquerdo. Zaga central vai bem de Lucio e Juan, com a boa opção de Thiago Neves. Gilberto Silva mostra a necessidade de um bom reserva, já que os anos começam a afetar seu desempenho, e Felipe Melo se mostra uma boa opção de segundo volante. Ronaldinho Gaúcho fez boa partida, sem ser excepcional e pode ser o titular ao lado de Kaká, que deve substituir o mediano Elano quando retornar de contusão. Robinho vai bem na seleção, mas precisa de um companheiro de ataque. Adriano não vive boa fase. Keirrison e Amauri poderiam ser boas opções.