segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Fórmula 1

Depois de uma corrida como a de ontem, como deixar de fazer algum comentário? Eu estava bem a fim de ter ido assistir no autódromo, nunca tinha ido. E acabei não indo dessa vez também, infelizmente não consegui ingresso. Mas vi pela televisão o treino de classificação e a corrida, e foi muito bom!

No treino, não houveram muitas supresas, fora a segunda colocação do Jarno Trulli com sua Toyota, que não é lá grandes coisas. Massa na pole e Hamilton em quarto, perto da colocação que daria o título ao brasileiro. Na corrida, do nada, começa uma chuva insana que atrasa a largada. E, assim como começou, parou. Largada relativamente calma, considerando as últimas, somente Coulthard (em sua última corrida) e Piquet (terminando a primeira temporada, mas talvez na última corrida também) saíram.

Massa foi embora, pilotando muito. Hamilton fazia seu trabalho, mantendo sua posição. O alemão Vettel deu show, pilotou muito com sua Red Bull e quase ultrapassava Massa pela primeira posição, que dava emoção à corrida. E seguimos dessa maneira, com pista seca, e calmos até cerca de 10 voltas do final, quando nossa amiga, a chuva, resolve aparecer novamente. O título, que aparentemente estava decidido pró-Hamilton, podia ter reviravoltas.

A chuva foi mais intensa que era de se esperar, então a maioria pára para trocar os pneus e colocar pneus de chuva. Massa volta na frente e a maioria das posições se mantém, exceto Timo Glock, outra Toyota. Este, por não trocar de "calçados", salta para quarto, jogando Hamilton para quinto. Duas voltas depois, e Vettel, que caiu, passa Hamilton, jogando o título nas mãos de Massa, que continua indo embora.

A torcida delira. Ganhar o título a 4 voltas do final seria histórico. Mas, na última curva, literalmente, Glock não consegue fazer sua Toyota tracionar, e é ultrapassado por Hamilton e Vettel. Massa, que havia terminado a corrida como campeão, vê o título ir embora. Emocionante corrida. Mas título justo. Hamilton foi bem durante a temporada, assim como Massa e foi merecedor, é um bom piloto. E Massa demonstra o campeão que pode ser ao não achar culpados por sua derrota, mas ao agradecer pelo esforço de todos e congratular Hamilton por sua vitória. E tem gente que ainda fala que o campeonato não foi bom.