terça-feira, 11 de novembro de 2008

Tá caindo no colo

Se me perguntassem no começo do campeonato brasileiro se achava que o São Paulo podia ser campeão brasileiro, responderia não. O Palmeiras tinha feito um belo time, com um bom técnico e vinha de um bom campeonato paulista. O Fluminense também havia se reforçado e vinha com uma boa campanha na Libertadores (de onde nos eliminou). Além do Cruzeiro, que poderia-se dizer que corria por fora.

Na metade do campeonato, caso repetissem a pergunta, repetiria a resposta. Não jogávamos bem, o time era limitado, sem muitas opções de jogada e sem um meio campista que soubesse jogar bola. O Palmeiras vinha bem, seguindo o que havia imaginado. O Flu, depois da perda da final da Libertadores, foi rumo ao rebaixamento. O Cruzeiro vinha bem também, junto com o mais surpreendente, o Grêmio, com seu time e treinadores ridículos.

Agora, se me perguntarem, eu digo: deixaram pra nós. Não dou certeza que vai ganhar, pois a meu ver a tabela do Grêmio daqui pra frente está menos complicada que a do Tricolor, mas embalamos e agora vai ser difícil segurar. Os antigos líderes deixaram cair uma diferença de 11 pontos. Só dependemos de nós mesmos, ao contrário deles, que dependem que tropecemos. O Palmeiras ainda tem chances matemáticas, mas acho que o desempenho nas últimas rodadas e as porcariadas feitas por Luxa minaram muito as chances, fora o confronto direto que tem contra o Flamengo no Maracanã.

O jogo contra a Lusa foi um grande exemplo. Bela partida dos dois lados, mas não tenho como negar que a Lusa pressionou mais o jogo inteiro. Mas taí, ganhamos o jogo do mesmo jeito. O Muricy vem mostrando o belo técnico que é (apesar de eu não apreciar o estilo de jogo que ele impõe ao time), por saber armar o time e fazer uso do que seus jogadores sabem fazer melhor. Dagoberto cresceu muito na reta final, assim como Borges, além de contarmos com uma eficiente defesa. Imagina se tivesse UM meia (além do Hernanes, que considero mais volante) que soubesse jogar bola. Teria sido mais fácil.

Fica a pergunta. Caso aconteça o título, além de sermos o primeiro 5 vezes campeão, seremos também o primeiro tricampeão. Vai faltar o que pra CBF nos dar a taça das bolinhas?