terça-feira, 22 de julho de 2008

Bolsa de valores

Ps: ter colocado o post sem título foi osso
Vou tentar manter ao menos a média de um post por semana aqui. Pra uma retomada, acho que nada mais justo, não? Enfim, vamos à pauta....

Se é que há pauta... Estou aqui a uns 30 minutos querendo escrever mas não tenho tema para escrever sobre.... Talvez pudesse escrever sobre minha corretora de valores que cada hora me dá uma encheção de paciência. Em geral ela vem bem, mas nos últimos dias ela vem colecionando feitos.

Vamos começar com uma explicação mais geral. Corretora de valores é uma empresa que me permite negociar na bolsa de valores, coisa que venho fazendo com certa regularidade. Gostei bastante do mercado de capitais como alternativa de investimento, é trabalhoso, mas vale a pena. Funciona da seguinte maneira: a corretora tem uma conta no banco e seu cadastro. Quando fazemos uma transferência para esta conta, ela identifica de onde veio (através de seu cadastro) e disponibiliza o valor para você aplicar.

Começa aí um dos problemas que ela me dá. Cada vez que faço uma transferência pra conta dos caras é um sacrifício pra eles reconhecerem a transferência. Colocaram uma opção no Home Broker (sistema que eles criaram para os clientes operarem), para você enviar os dados da transferência feita e tal, mas não adianta. Toda vez tem que mandar o comprovante pros caras, ligar no atendimento 3, 4 vezes.

Agora tem uma novidade. A custódia. Custódia é qualquer papel que está em seu poder. Ou seja, se compro 100 papéis de Petrobrás, tenho 100 papéis em minha custódia. Hoje a custódia está desatualizada, ou seja, eles não informam corretamente o que está com você ou não. Como tem alguns mecanismos para vender automaticamente um papel quando ele atinge um certo valor, não sei se isso aconteceu ou não.

Que bonito né?

Um comentário:

Anônimo disse...

Como diz um amigo meu "A Bolsa é só para quem tem estômago " , ou seja, é o lugar Onde os Fracos não Tem Vez ! Mas no seu caso o problema é a corretora mesmo.